Projeto Paim Filho

Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede de Ensino do Município de Paim Filho

II Módulo

Assessoria: Paim Filho


OBJETIVO GERAL
Promover espaços de reflexão teórico-metodológica com a finalidade de proporcionar formação continuada a professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental.

Destinatários:

- Escola Estadual de Educação Básica Luisa Formighieri – todos os professores da educação infantil e educação básica
- Equipe administrativa/diretiva
- Professores da rede municipal de ensino de Paim Filho – todos os professores
- Secretária de Educação do município


PROGRAMA

Primeiro Encontro:
Sexta-feira, 15 de abril de 2011
Temática desenvolvida: “Fundamentos Teórico-metodológicos da Matemática”:
- educação matemática;
- teoria histórico-cultural: aprendizagem versus desenvolvimento;
- didática da matemática: contrato didático, transposição didática e obstáculos.
- classificação e seriação;
- sistema de numeração decimal;
- conjunto dos números naturais;
- operações fundamentais com números naturais.
Assessoria: Profª Dr. Neiva Ignes Grando e Profª Ms. Sandra Mara Marasini

Segundo Encontro:
06 de maio de 2011
Temática desenvolvida:  “Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Matemática”:
- princípios pedagógicos para a educação matemática;
- teoria dos campos conceituais: estruturas aditivas e multiplicativas;
- linguagem algébrica;
- equação de 1º grau.
Assessoria: Profª Dr. Neiva Ignes Grando e Profª Ms. Sandra Mara Marasini

Avaliação do 1º encontro:
O primeiro encontro do projeto de Paim Filho, com a Educação Matemática foi marcado pela excelente receptividade dos participantes em relação ao desenvolvimento da oficina pedagógica e temas sugeridos. O envolvimento dos professores dos diferentes níveis de ensino e componentes curriculares da educação básica nas atividades teóricas e práticas mostrou a importância e a necessidade de formação continuada.
Como assessoras do encontro e professoras da Universidade de Passo Fundo nos sentimos muito bem acolhidas por todos os professores das duas redes de ensino do município de Paim Filho.
Durante a jornada de estudos de atualização da área de educação matemática foi possível desenvolver praticamente todas as atividades planejadas pelas professoras assessoras para essa primeira etapa do projeto.

Avaliação do 2º encontro: 
O segundo encontro coincidiu com o “Dia Nacional da Matemática”, dedicado ao escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), conhecido por Malba Tahan. Assim, no início da oficina apresentamos um texto sobre a vida e obra deste ilustre homenageado. O tema matemático principal foi “educação algébrica”, destacando-se a linguagem algébrica ao longo da história da matemática. A fundamentação para o desenvolvimento dos conteúdos veio da didática da matemática, da teoria histórico-cultural e da própria matemática. Priorizamos a apropriação dos significados da linguagem matemática e dos respectivos conceitos que formam o sistema de conhecimentos algébricos. 
O envolvimento dos professores em todas as atividades desenvolvidas ao longo da oficina, mais uma vez mostrou a importância da formação continuada. As experiências, da escola e da universidade, se complementaram.
Podemos afirmar, com toda a clareza, que com o desenvolvimento de uma proposta teórico-metodológica para a aritmética, com números naturais e operações fundamentais e para a álgebra, com expressões algébricas e equação de 1º grau, durante os dois encontros foi possível formar “com” os professores uma unidade de princípios para a educação matemática na escola básica.

Fotos dos encontros:












Nenhum comentário:

Postar um comentário